ENQUADRAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA UTOPIA
O Concelho de Mação, com apenas 6.000 habitantes numa área de 400 km² de território, está localizado no centro geométrico de Portugal. É um concelho caracterizado por uma população envelhecida e dispersa, vastas áreas de floresta de monocultura e terrenos despovoados, com um clima continental marcado por grandes amplitudes térmicas, destacando-se as altas temperaturas durante o verão. Estas são características que desafiam a prevenção de incêndios.
Este território tem sido seriamente afetado por incêndios florestais ao longo dos últimos anos, que devastaram grandes áreas de floresta, destruíram propriedades e tiveram um enorme impacto nos seus habitantes e na economia local. Os incêndios em Mação não só destruíram ecossistemas e património, como deixaram uma marca profunda na comunidade.
Para além dos danos ecológicos e do prejuízo económico, os incêndios têm um impacto psicológico nos habitantes, que vivem em constante receio de novas catástrofes. Ainda assim, a comunidade tem demonstrado uma admirável capacidade de resiliência e regeneração económica e social, da mesma forma que algumas decisões políticas têm contribuído para um futuro mais sustentável.
É neste enquadramento e na necessidade de uma reflexão e diálogo sobre o passado, presente e futuro que se insere o concurso fotográfico UTOPIA (Unir-Transformar-Organizar-Participar-Integrar-Acreditar).
Este concurso fotográfico é uma das atividades promovidas pelo Instituto Terra e Memória (ITM), enquadrando-se no projeto "Territórios Transformadores: Representar a Transição através das Artes" (Transformative Territories: Performing the Transition through the Arts).
O projeto servirá como um legado sobre a memória, o impacto e o processo de regeneração levado a cabo pela comunidade. Criará uma plataforma de consciência e diálogo sobre os processos de resiliência comunitária face à transformação da paisagem e aos seus impactos económicos, sociais e psicológicos.
ÂMBITO
O concurso decorre no âmbito do projeto "Territórios Transformativos - TT", que envolve um consórcio entre o Instituto Terra e Memória, em Portugal, e países como Espanha, França, República Checa e Grécia.
O projeto tem como objetivo abordar o impacto dos incêndios florestais no município de Mação, utilizando a arte como meio de reflexão e regeneração.
CONVITE À PARTICIPAÇÃO
Convida-se todos os cidadãos a participar neste concurso de fotografia. A participação consiste na apresentação de fotografias tiradas pelos cidadãos sobre os incêndios que devastaram o concelho de Mação ao longo dos anos, com particular incidência nos anos de 2003, 2017 e 2019.
Um júri composto por professores e profissionais de Fotografia irá avaliar as fotografias mais relevantes para o tema do concurso, sendo posteriormente realizada uma exposição com o material selecionado.
INSCRIÇÃO
A inscrição pode ser efetuada através do contacto por email ttutopia2024@gmail.com ou presencialmente nas instalações do Instituto Terra e Memória, no Largo dos Combatentes, em Mação.
É permitida a submissão de fotografias tanto em formato digital como em papel. Aos membros do painel de júri e do Instituto Terra e Memória, é vedada a participação.
O júri procurará garantir a autenticidade das imagens e está autorizado a solicitar os ficheiros RAW caso haja suspeita de manipulação.
FORMATO
Cada fotografia deverá ser enviada em formato digital com, no mínimo, 2500 px no lado menor, ou em formato físico nas instalações do Instituto Terra e Memória, devidamente identificada. As fotografias vencedoras deverão ser enviadas no tamanho original quando solicitadas.
Os Metadados das fotografias não deverão ser apagados.
DIREITOS DAS IMAGENS
Os participantes deverão ser detentores de todos os direitos das fotografias submetidas a concurso, garantindo que estas não infrinjam quaisquer direitos de terceiros ou outros direitos protegidos por lei. As fotografias devem ser da autoria de cada participante. O Instituto Terra e Memória (ITM) não se responsabiliza pelo incumprimento do estabelecido nos pontos anteriores.
O ITM poderá utilizar as fotografias vencedoras em meios de promoção e divulgação que considerar necessários, mencionando sempre o nome do autor. As fotografias submetidas a concurso poderão integrar exposições fotográficas organizadas pela entidade promotora.
As decisões do júri são finais e não haverá recurso.
JÚRI
Hugo Gomes, Geólogo, PhD, Investigador do ITM (Presidente do Júri)
Kenia de Aguiar Ribeiro, Jornalista e Fotógrafa, com formação em História da Arte e Arqueologia pela Sorbonne Université.
António Ventura, Docente no curso de Fotografia, IPT/CEFT - Casa dos Cubos.
Ari de Carvalho, Sound designer e investigador, Mestrado pela escola das artes da UCP.
Filipe Patrocínio, Fotógrafo e Designer, especializado e premiado nas áreas de Natureza, Ciência e Outdoor.
DATAS
Data de início do envio de fotografias: 15-09-2024
Data de limite de envio de fotografias: 31-10-2024
Divulgação dos Resultados: 31-11-2024
Qualquer situação omissa neste regulamento será resolvida pelo Instituto Terra e Memória.